segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Noções de primeiros socorros



Noções de primeiros socorros


     O salvamento de vítimas de choque elétrico diminui com o passar de alguns minutos, pesquisas realizadas apresentam as chances de salvamento em função do tempo em minutos decorridos, pela análise da tabela abaixo esperar a chegada da assistência médica para socorrer a vítima é o mesmo que assumir a sua morte, então neste caso não se deve esperar, a melhor atividade a ser realizada é a aplicação imediata de técnicas de primeiros socorros por alguma pessoa que esteja mais próxima, e preparada para isto, é claro!


     Atenção: Antes de tocar o corpo da vítima, procure livra-la da corrente elétrica, com a máxima segurança possível e rapidez, nunca use as mãos ou qualquer objeto metálico ou molhado para interromper um circuito ou afastar um fio.


Tabela em função do Tempo por Chances de Salvamento



Tempo após o choque p/ iniciar respiração artificial
Chances de reanimação da vítima
1 minuto
95 %
2 minutos
90 %
3 minutos
75 %
4 minutos
50 %
5 minutos
25 %
6 minutos
1 %
8 minutos
0,5 %



     O ser humano que esteja com parada respiratória e cardíaca passa a ter morte cerebral dentro de 4 minutos, por isso é necessário tomar providência imediata.



Método da salvamento artificial "Hoger e Nielsen", para reanimação de vítimas de choque elétrico



1-Deite a vítima de bruços com a cabeça voltada para um dos lados e a face apoiada sobre uma das mãos tendo o cuidado de manter a boca da vítima sempre livre.

2-Ajoelhe-se junto à cabeça da vítima e coloque as palmas das mãos exatamente nas costas abaixo dos ombros com os polegares se tocando ligeiramente.

3-Em seguida lentamente transfira o peso do seu corpo para os braços esticados, até que estes fiquem em posição vertical, exercendo pressão firme sobre i tórax.

4-Deite o corpo para trás, deixando as mãos escorregarem pelos braços da vítima até um pouco acima dos seus cotovelos; segure os com firmeza e continue jogando o corpo para trás, levante os braços da vítima até que sinta resistência: abaixe os então até a posição inicial, completando o ciclo, repita a operação no ritmo de 10 a 12 vezes por minuto.


Método da respiração artificial Boca - a - Boca




- Deite a vítima da costas com os braços estendidos.


- Restabeleça a respiração : coloque a mão na nuca do acidentados e a outra na testa, incline a cabeça da vítima para trás.

 - Com o polegar e o indicador aperte o nariz, para evitar a saída do ar.


- Encha os pulmões de ar.


- Cubra a boca da vítima com a sua boca, não deixando o ar sair.


- Sopre até ver o peito erguer se.

- Solte as narinas e afaste os seus lábios da boca da vítima para sair o ar.


- Repita esta operação, a razão de 13 a 16 vezes por minuto.


- Continue aplicando este método até que a vítima respire por si mesma.


- Aplicada a respiração artificial pelo espaço aproximado de 1 minuto, sem que a vítima dê sinais de vida, poderá tratar se de um caso de Parada cardíaca.


Para verificar se houve Parada Cardíaca, existem 2 processos



- Pressione levemente com as pontas dos dedos indicador e médio a carótida, quase localizada no pescoço, junto ao pomo de Adão ( Gogó ).


- Levante a pálpebra de um dos olhos da vítima, de a pupila ( menina dos olhos ) se contrair, é sinal que o coração está funcionando, caso contrario, se a pupila permanecer dilatada, isto é, sem reação, é sinal de que houve uma parada cardíaca.


Ocorrendo a Parada Cardíaca



- Deve se aplicar sem perda de tempo, a respiração artificial e a massagem cardíaca, conjugadas.


- Esta massagem deve ser aplicada sobre o coração, que esta localizado no centro do Tórax entre o externo e a coluna vertical.

- Colocar as 2 mãos sobrepostas na metade inferior do externo, como indica a figura.


- Pressionar, com suficiente vigor, para fazer abaixar o centro do Tórax, de 3 a 4 cm, somente uma parte da mão deve fazer pressão, os dedos devem ficar levantados do Tórax.


- Repetir a operação : 15 massagens cardíacas e 2 respirações artificiais, até a chegada do socorro mais especializado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário